Mostrar mensagens com a etiqueta Culinária. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Culinária. Mostrar todas as mensagens

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Um bolo para o meu herói

Hoje é o dia de aniversário do pai e, como é tradição, fiz um bolo para ele levar para o trabalho. Desta vez decidi fazer um bolo de cenoura com cobertura de chocolate e utilizei a receita de uma amiga. Como gosto de ter trabalho, fiz uma decoração extra, com palitos de chocolate que ainda deram uma pequena dor de cabeça.


Ingredientes usados:
3 cenouras médias, cruas e cortadas aos pedaços
2 chávenas de chá de farinha
2 chávenas de chá de açúcar
3 ovos
1 colher de sopa de fermento
1/2 chávena de chá de óleo
1 pacote de natas
1 tablete de chocolate para culinária
2 pacotes de palitos de chocolate (não estão na imagem)

Como fazer:
1. Na liquidificadora colocar a cenoura, o óleo e os ovos e triturar bem.
2. Numa taça à parte, colocar a farinha, o açúcar e o fermento e misturar.
3. Juntar a mistura que está na liquidificadora à mistura anterior e bater tudo.
4. Levar ao forno (180º) durante 45 minutos.
5. Para fazer a cobertura, derreter o chocolate em banho maria e adicionar as natas.
6. Depois basta barrar o bolo (que foi o meu maior problema) e colocar os palitos de chocolate a toda a volta.


Foi a primeira vez que fiz um bolo assim e não ficou muito perfeitinho, mas acho que está apresentável. Quanto ao sabor, tenho de esperar até logo à noite para saber como está. Que me dizem, comiam uma fatia?
Acho que acima de tudo foi um bolo feito com muito amor e espero que isso se note no sabor. Também não podia ser de outra forma, já que é um miminho para o meu pai, o meu herói, aquele que tem estado sempre do meu lado, a apoiar-me em todos os momentos, a dar-me um ombro para chorar e a partilhar sorrisos comigo. Um feliz aniversário meu velhote!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Preciso de dicas

Hoje estou aqui para vos pedir uma ajudinha: Sítios jeitosos e não muito caros para comer em Londres? 
Vá, meus queridos viajantes, digam de vossa justiça! Preciso de saber alguns sítios, nomeadamente sítios onde se coma fish and chips. Da única vez que fui a Londres (há 15 anos atrás) fiquei traumatizada com o fish and chips que comi e agora queria voltar a tentar, mas desta vez em bom.

terça-feira, 31 de março de 2015

Um doce para acabar o mês em beleza

Já aqui confessei que gosto de cozinhar, especialmente por ser um momento em que não penso em mais nada. E tanto gosto de me virar para os salgados, como para os doces. Ainda aqui não tinha falado sobre a mousse de lima que fiz há umas semanas. Apesar de parecer doce, a acidez da lima corta o doce (quase) todo e fica uma boa sobremesa para os menos gulosos.

Ingredientes:
Sumo e raspa de 3 limas
2 pacotes de natas
1 lata de leite condensado

Como fazer:
Bater as natas até engrossarem (as natas devem estar bem frias para ficarem bem consistentes), juntar o leite condensado e envolver bem. Acrescentar a raspa de metade das limas (esta parte é opcional porque podem não gostar de sentir a raspa na altura de comer), juntar o sumo e bater tudo muito bem com a batedeira. Deitar numa taça e levar ao frigorífico no mínimo por 2 horas. 


Eu achei que a mousse estava muito despida de cor e resolvi ralar uns quadradinhos de chocolate de leite e espalhar por cima. Deu um toque especial e docinho!

terça-feira, 3 de março de 2015

Mais uma aventura na cozinha

Eu sei que sou chatinha com estes meus posts culinários, mas a verdade é que descobri um gosto pela cozinha, quanto mais não seja porque enquanto cozinho, não penso em muita coisa a não ser nos temperos e na mistura perfeita. O mês passado dediquei-me a algumas invenções que ainda não tinha aqui partilhado, nomeadamente um folhado de salmão e legumes. 
Comprei duas postas de salmão, grelhei-as um bocadinho e "desfiei". Como não tive tempo para tratar de legumes, comprei uma embalagem de juliana que se utiliza normalmente para a sopa, lavei e salteei em azeite, cebola e alho, juntando uma pitada de pimenta. Coloquei tudo em cima da massa folhada, embrulhei, levei ao forno até estar dourado e saiu um folhado que estava uma delícia. Experimentem porque vale mesmo a pena!

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Este blogue ainda vira blogue de culinária

Eu sei que tenho falado muito de comida aqui no cantinho ultimamente, mas a verdade é que cozinhar (quando tenho mesmo vontade e não por obrigação) é uma terapêutica para mim. Consulto a receita, meço, peso, misturo, invento, bato e não penso em mais nada. Para o aniversário da minha prima decidi fazer um pudim de ananás que só leva 2 ingredientes e fica delicioso.
Para os mais gulosos, aqui fica a receita:
1. Fazer uma embalagem de gelatina de ananás royal light tal como as instruções e deixá-la arrefecer fora do frigorífico.
2. Depois da gelatina estar fria, juntar-lhe uma lata de leite condensado e misturar bem.
3. Untar uma forma de pudim com caramelo líquido e colocar lá o preparado.
4. Colocar no frigorífico até solidificar (eu deixei de um dia para o outro).
5. Para desenformar, colocar a forma numa taça com água quente durante uns segundos apenas para soltar o pudim do fundo e virar para um prato.


Voilá!! Fresco e delicioso!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Pelos caminhos de Portugal

Olá gente gira! Andei desaparecida, eu sei. Perdoem-me! Mas foi por um bom motivo. Passei uns dias em Caminha com os amigos e sem internet. Estou perdoada? Uma vez que nos deram o dia de carnaval, decidimos escolher um sítio relativamente perto (90 kms), que fosse engraçado e encontramos um aldeamento super giro e barato. Éramos 5, mas como havia dúvidas se ainda ía mais alguém, reservamos um apartamento duplex para 6 pessoas no Aldeamento Turístico Camarido que na realidade tinha dois quartos duplos e um quarto triplo, dando para 7 pessoas!


Passeamos por Caminha, Viana do Castelo, Valença e Tui, sítios que ainda não conhecia, apesar de não serem assim tão longe. E como tínhamos cozinha equipada e o tempo não estava para grandes saídas noturnas, fizemos sempre o jantar em casa e passamos os serões em jogatanas e bebidas. 

Pequenos almoços sempre completos
Vista da Igreja de Santa Luzia, Viana do Castelo
Noite de bingo
Bolas de Berlim do Natário, em Viana do Castelo 







Foram uns belos dias, cheios de amizade, sorrisos, companheirismo, brincadeira, passeio e COMIDA! Muuuuuitaaaaaaaa comida!

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Bolo e nutella, o resultado final!

Ontem à tarde decidi fazer um bolinho para o lanche. Segui a receita simples que a mulher de um paciente meu me falou e saiu um bolo com recheio de nutella.
Para fazer o bolo bastou juntar 180g de açúcar, 125g de farinha, 6 ovos, 1 colher de chá de fermento e mexer. Levei ao forno durante cerca de 20minutos e estava pronto. Deixei arrefecer, cortei e recheei com nutella. E pronto, tive um lanche rápido e delicioso! Para a próxima vou apenas deixar menos tempo no forno porque gosto dos bolos mais húmidos e este ficou mais para o seco.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

A minha primeira compota

Nunca tinha feito uma compota na vida até ontem à tarde. Uma vizinha trouxe-me umas maçãs da quinta dela, no sábado, e com tanta maçã resolvi fazer uma compota, senão era só fruta a apodrecer cá em casa. Pesquisei na net, encontrei uma receita muito simples e decidi pô-la em prática.

Ingredientes:
1,5 kg de maçãs
meio copo de água
sumo de 2 limões
3 paus de canela
500g de açúcar

Como fazer:
Colocar o sumo de limão e a água numa panela, juntar a maçã descascada e cortada em cubos pequenos e mexer. Adicionar o açúcar e os paus de canela e deixar cozinhar em lume brando durante 1h30min, mexendo pontualmente para não colar ao fundo da panela. Ao fim deste tempo, retirar a canela e passar com a varinha mágica, de forma grosseira, de modo a ficarem alguns pedaços de maçã inteiros. Aumentar o lume e deixar cozinhar durante mais 20 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer durante 10 minutos antes de colocar no frasco.


Como não tinha nenhum frasco, decidi colocar a compota nestas taças (a receita deu 3 taças deste tamanho). O único problema é que não fica bem vedado e é possível que dure menos tempo do que o normal. Quanto ao sabor, sabe bastante a canela, por isso, quem não gostar desta especiaria, mais vale diminuir à quantidade. E também é bastante doce pelo que aconselho a colocarem menos açúcar.  E ao que parece, vai haver compota cá em casa para algum tempo (ou será mais marmelada devido à consistência com que ficou)!!

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Aventuras na cozinha

Nada melhor do que começar a semana blogosférica com um pitéu para vos abrir o apetite!
A semana passada, aventurei-me a fazer uma receita que nunca tinha feito: cannellonis de frango e espinafres. Para primeira vez, correu tudo muito bem. 
Utilizei massa de cannellonis da milaneza porque não tinha tempo (nem paciência) para estar a fazer massa fresca. Cozi dois peitos de frango e desfiei-os. Cozi um molho de espinafres e cortei-o em pedacinhos bem pequeninos. Depois fiz um refogado com cebola, alho e azeite. Juntei o frango e os espinafres, um pouquinho de leite para ficar mais cremoso e temperei a gosto. Depois foi só colocar este preparado dentro dos "tubinhos" de massa, colocá-los num tabuleiro, cobrir com molho bechamel e queijo ralado e levar ao forno até a massa estar cozinhada.



Não é uma receita muito rápida, uma vez que desfiar frango demora algum tempo, mas valeu bem a pena o trabalho. Ficaram deliciosos!

sexta-feira, 9 de maio de 2014

A minha primeira quiche

Hoje decidi fazer uma quiche para o jantar. Tinha bróculos a precisarem de ser cozinhados e juntei também milho e cogumelos. E o resultado foi uma quiche bem boa!

Antes de ir ao forno
Acabada de sair do forno
Já sei que vão pedir a receita, por isso, aqui fica:

1 pacote de natas (ou molho bechamel se preferirem)
4 ovos
queijo ralado
bróculos, milho e cogumelos a gosto
massa quebrada

Basta colocar a massa quebrada na forma e espalhar os bróculos previamente cozidos em sal, o milho e os cogumelos. Numa taça juntar as natas com os ovos e mexer bem. Colocar este preparado por cima dos legumes e cobrir com queijo ralado. Levar ao forno (200º) cerca de 30 minutos. Claro que podem substituir estes legumes por outros e juntar tudo o que queiram. 

Depois foi só juntar uma salada de tomate e cenoura e voilá, jantar pronto!

quinta-feira, 24 de abril de 2014

Um caril de frango aldrabado

Para o jantar de ontem pensei em fazer um caril de frango. Não vi a receita antes de o fazer e claro que só podia dar "asneira". Cheguei a casa mais tarde do que estava à espera e só nessa altura fui ver a receita. Resultado? Não tinha os ingredientes todos, entre eles o leite de côco que vinha em todas as receitas que vi. O que é que fiz? Improvisei! Fiz um refogado e alourei o frango. Juntei um pacote de natas, um pouco de leite, pimenta e o caril em pó até ficar bem amarelinho. Ficou saboroso e nem dei pela falta do leite de côco. Por vezes, os planos que saem furados até correm bem!

Não se nota a cor do caril, mas estava amarelo canário :)



quarta-feira, 5 de março de 2014

Aventuras na cozinha

Mais uma vez, decidi "meter a mão na massa" e fazer uma sobremesa. Como tinha massa quebrada quase a passar o prazo, o resultado foi uma tarte de laranja e côco.

Ingredientes:
1 laranja (sumo e raspa)
1 lata de leite condensado
1 dl de leite
1 pacote de natas
4 ovos
côco ralado a gosto

Como fazer:
É tão simples, que até se torna ridículo. Basta misturar tudo e levar ao forno a 200º, durante 40 minutos.

Inteira quase parece uma tarte de nata, mas o sabor é completamente diferente e é muito muito cremosa.


Experimentem a receita e digam-me se não é deliciosa!!

domingo, 2 de março de 2014

Aventuras na cozinha

O dia hoje é de descanso, o que tem sido raro ao domingo. Mas, como não me apeteceu estar parada, resolvi ir para a cozinha e inventar ligeiramente. E então o que é que fiz? Muffins de iogurte e côco. Preparei o meu simples bolo de iogurte e juntei-lhe côco ralado. Simples e ficaram deliciosos!!!

Antes de irem ao forno

Depois de sairem do forno

Ingredientes:
1 iogurte (hoje foi de sabor a côco)
3 ovos
1 medida de açúcar (utilizo o copo do iogurte para as medidas)
3 medidas de farinha
1 medida de óleo
1 colher de fermento
4 colheres de sopa de côco ralado

Como fazer:
Bater as gemas com o açúcar, bem batido. Juntar o iogurte, o óleo, a farinha, o fermento e as claras batidas em castelo. Por fim adicionar o côco ralado e levar ao forno, a 180º até estarem douradinhos.

Como foi a primeira vez que utilizei formas de silicone, tinha algum receio que os muffins se desfizessem todos ao retirá-los da forma, mas a coisa até correu bem. 


E pronto, já há lanche cá por casa. Muffins e um chá quentinho vão saber super bem neste dia frio e chuvoso. Um resto de bom domingo meus queridos!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Eu nunca...#1

...provei risotto. Dizem que não é fácil encontrar um risotto bem feito, por isso, aceito sugestões de locais na área do Porto em que este prato seja uma especialidade. Vá, digam-me de vossa justiça...

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Cabeças (e barrigas) de gorda!

Hoje lá no trabalho foi dia de desgraça total a nível de alimentação. Já é habitual falarmos de comida, passarmos o dia todo a falar em doces e salgados. Mas hoje, fomos além da conversa e como havia gente que tinha de ir buscar comida fora por não ter levado, caímos em tentação e fomos onde? Mc Donald´s claro está! Lá comi o meu big mac, com batatas e coca-cola e fiquei horrorizada com a quantidade de calorias que aquilo tem. 

(calorias: 510 o hambúrguer e 340 as batatas!!!!)

Como se não bastasse esta desgraça toda, uma colega veio com muffins para o lanche e lá foi novamente desgraça!


Ai minha nossa que preciso de para aí umas 5 aulas de zumba para abater este dia!!!! Contem-me lá as vossas desgraças alimentares para não me sentir tão sozinha...

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dia mundial da alimentação

E hoje, para celebrar este dia, cá em casa fez-se uma lasanha de frango e cogumelos. Hummmmmmm, deliciosa!!!


terça-feira, 13 de agosto de 2013

Doces diferentes


Continuo sem conseguir postar devidamente e, por isso, tenho sempre de colocar fotografias ou vídeos para conseguir escrever alguma coisa. Hoje decidi mostrar-vos uma forma gira e simples de fazer bolos em forma de coração. Adorei a ideia!!

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Comida saudável

Como já aqui tinha dito, os pais estiveram de férias no Algarve a semana passada, por isso, fiquei em casa sozinha. Aproveitei para fazer umas refeições e petiscos mais saudáveis, ou pelo menos tentei. 


Até não me saí nada mal, pois não??

sábado, 27 de julho de 2013

O meu primeiro bolo de laranja

Ontem à tarde estava em casa, sem nada para fazer, por isso, resolvi ir até à cozinha fazer um bolo. Como nunca tinha feito um bolo de laranja (eu sei, parece impossível), decidi que ía aventurar-me numa nova receita. Procurei nas receitas que tenho aqui por casa, fiz umas modificações e lá fiz eu um bolinho que ficou mesmo delicioso!

Antes de ir ao forno
Acabado de sair do forno
Deixo-vos a receita, caso ainda não tenham nenhuma e queiram experimentar. É super simples!

Ingredientes:
150g de açúcar
150g de manteiga
170g de farinha
4 ovos
1 colher de sopa de fermento
1 laranja

Como fazer:
Bater a manteiga com o açúcar até estar tudo bem misturado e adicionar o sumo da laranja (e se gostarem, a raspa da laranja também). Juntar os ovos um a um, batendo bem entre cada adição. Por fim, juntar a farinha e o fermento, batendo com a batedeira cerca de 2 minutos.
Levar ao forno (180º) durante 35 minutos.