sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Acreditam?

Durante o almoço de ontem surgiu uma conversa entre nós, fisioterapeutas, sobre a morte. Talvez por trabalharmos com idosos, essa é uma realidade com a qual temos de viver de perto e (tentar) saber lidar. O assunto era essencialmente sobre os idosos sentirem a morte, saberem quando ela vai acontecer. Depois de ouvir uma das histórias que eles contaram, fiquei ainda com mais dúvidas sobre aquilo que nos espera perto dessa data.
Ao que parece, há uns tempos, lá nas residências havia uma velhinha (e eu digo velhinha como um termo carinhoso) chamada Mimi que durante uma semana, todos os dias perguntava se já era domingo. Eles respondiam sempre que ainda não, diziam-lhe qual o dia da semana em que estavam e ela respondia sempre "ai que está cada vez mais perto". Eles não ligavam muito, mas todos os dias a história se repetia. Domingo, a Mimi acordou e perguntou se já era domingo. Disseram-lhe que sim, que naquele dia era domingo. A Mimi disse-lhes "oh meu deus, não passa de hoje". E a Mimi morreu nesse mesmo dia!
Não sei o que ela sentia para saber que domingo era o seu último dia, mas na verdade esta história arrepiou-me! E vocês, o que acham que se sente? Acham que é possível alguém sentir que o seu fim se aproxima? Alguém saber exactamente o dia em que vai morrer?

10 comentários:

  1. Essa é daquelas coisas que eu acho que as pessoas sentem...muito ou pouco tempo antes, depende...Mas que é pressentida, é!

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito, acho que quando estamos perto do fim temos esse sexto sentido, esse formigueiro na ponta dos dedos, esse calafrio que nos sobe pela espinha.
    Sou muito supersticioso :P
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. A morte é um assunto que me deixa sempre muito pensativa! É algo do qual tenho muito medo! Mesmo... não sei se é algo que possamos sentir (que o fim se está a aproximar), mas acho que vamos sentindo o corpo a deixar de reagir e a perdermos as nossas faculdades (tu, como fisioterapeuta, sabes disso bem melhor que eu, ne?!)... Se sabemos ao certo o dia em que vamos partir... é algo que prefiro não sentir na pele durante LARGOS ANOS!!!!

    ResponderEliminar
  4. São histórias que dão realmente que pensar :c
    P.S. Gosto muito do novo design do teu blogue! Beijinho :)*

    ResponderEliminar
  5. GOD, a senhora estava mesmo a pressentir :/

    ResponderEliminar
  6. Acredito que existem coisas que podemos sentir, talvez nem todos as mesmas coisas. :) *

    ResponderEliminar
  7. Realmente dá que pensar... Eu confesso, sou um bocado céptico nessas coisas, sou muito "ver para crer"... Acredito que, por exemplo, quando se tem um acidente de carro ou whatever, haja ali um momento de semi-consciência em que a vida nos passa toda pelos olhos e pressentimos que ali é o fim, porque os ferimentos são muito graves. Mas essa coisa de pressentir a morte quando se está "bem de saúde", digamos assim, ultrapassa-me :$

    Mas sim, há coisas que não têm explicação

    ResponderEliminar

Queridos pequeniños, todas as respostas aos comentários serão feitas aqui :) Voltem a visitar o cantinho para as ver! Bisou*