quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Boa acção

Hoje fui dar sangue. Já estava para o fazer há uns meses, mas havia sempre alguma razão para adiar. Hoje tive um tempo morto e resolvi lá ir. Geralmente os meus valores de hemoglobina são baixos e não me permitem dar, mas hoje estavam muito acima do normal: 14,1.
O que nunca me tinha acontecido foi o pós-dádiva. Fui até casa da única paciente que tenho e quando estava a meio do tratamento, comecei a sentir-me fraca, tonta e mal disposta. Em 5segundos tive de correr para a casa de banho e vomitei o que tinha comido depois da dádiva. Foi a primeira vez que me senti mal e nem sequer sei porque aconteceu.
De qualquer forma, a dádiva foi feita e o meu dever foi cumprido. Se nunca deram sangue, aconselho-vos a dar! Hoje são outros que precisam, mas amanhã posso ser eu!


23 comentários:

  1. Tb já fui tentar dar, mas a médica que me fez as perguntas antes disse-me que naquela altura nao estava em condições por estar muito desgastada, e podia ser prejudicial para min! Nao voltei a tentar dar, mas há uns meses tornei- me dadora de medula óssea! Quando tiver um tempo livre vou voltar a tentar dar sangue, porque é cada vez nais necessário ajudar quem mais precisa!!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu bem que queria... :s mas não posso! :(

    ResponderEliminar
  3. Eu já sou dadora ;) Mas eu da primeira vez que doei desmaiei :(

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  4. Já me inscrevi para ser dadora mas por questoes de saude ainda nao consegui dar. Mas mal posso, vou fazê-lo e aconselho a fazerem tambem, quem possa claro. Beijinho*

    ResponderEliminar
  5. Eu gostava de dar mas tenho um bocado de receio porque tanto o meu pai como a minha mãe tinham uma descida drástica na tensão quando o faziam =/

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser que contigo seja diferente. É uma questão de experimentares. Eu também me senti mal desta vez, das outras foi tudo muito pacífico.

      Eliminar
  6. Quando for maior de idade, vou querer dar . Acho muito importante ajudar-mos os outros que precisam. Também gostava que me ajudassem se fosse comigo. Beijinhos Fizeste muito bem :D

    ResponderEliminar
  7. Eu não posso :S nao tenho peso suficiente :S

    ResponderEliminar
  8. As vezes que tentei dar sangue nunca me deixaram por ter a tensão arterial normalmente a 8/6. Mas sou doadora de medula óssea. Já me sinto mais contente! Fico sempre tão desolada quando me rejeitam no sangue!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ontem tive de medir a tensão 2 vezes porque da primeira estava com a tensão baixa. Depois na segunda medição já estava normal.

      Eliminar
  9. também sou dadora de sangue, ainda que não tão frequentemente quanto gostaria. Já há mais de 6 meses que não dou porque tive uma anemia e não podia dar. Mas agora assim que tiver tempo vou ao banco de sangue ver como está a minha Hb.. se já estiver normal, volto às dádivas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também já não dava quase há 1 ano precisamente por ter estado anémica, mas agora parece que tenho Hb para dar e vender ;)

      Eliminar
  10. Pois eu nao consigo dar sangue, mesmo com uma analise eu depois de dar sangue fico sempre franca e tonta, isto se nao desmaiar, deve ser pelos ditos valores das hemoglobinas, nem sei bem. Portanto normalmente e infelizmente nao vou dar sangue, e q nao passo mesmo nada bem :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se assim é, realmente mais vale não dar. Devemos ajudar, mas primeiro está a nossa saúde :)

      Eliminar
  11. Obrigada Pequeniña :p
    Olha eu nunca dei sangue. E nunca cheguei aos 50kg ou a passar, por isso acho que não é possível. E depois eu também odeio tirar sangue, que me lembre, até hoje, só fiz análises uma vez na vida por própria vontade..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mínimo é mesmo 50kg, por isso, não podes dar. Mas torna-te dadora de medula. É uma outra forma de ajudar :)

      Eliminar
  12. Pois não sei :$ nem percebo muito desse processo

    ResponderEliminar
  13. Adorava fazer essa boa acção, mas não sou capaz. Eu morro de medo de agulhas, e até em análises e vacinas desmaio :s

    ResponderEliminar
  14. Eu adorava doar sangue... mas sinto em super mal cada vez que tiro sangue :|

    ResponderEliminar
  15. Muito bem, acho que fazes muito bem :)
    Óh, isso não é um defeito, mas sim um orgulho ;p

    ResponderEliminar

Queridos pequeniños, todas as respostas aos comentários serão feitas aqui :) Voltem a visitar o cantinho para as ver! Bisou*